10 de Abril de 2018

A Inutilidade do Telefone TDD ou TTY

Acessibilidade Deficiência Auditiva Informações Outros Pessoas com Deficiencia Tecnologia
Por Diéfani Favareto Piovezan

Recentemente tive um problema deveras chato no banco e por acreditar que o problema não seja apenas nesse banco, não citarei nomes. Fui fechar minha conta e perguntei sobre o cartão de crédito, me disseram “ele não é vinculado a conta, precisa ligar no SAC”.

Achei isso por si só, um absurdo, porque o cartã foi feito no momento da abertura da conta e eu só poderia te-lo se tivesse conta.

Além disso, a única forma de pagar conta era na agência ou pelo aplicativo, ao encerrar a conta, fiquei sem o aplicativo e lá vai outra correria para pagar.

Voltando ao problema inicial, perguntei ao rapaz se ele poderia tentar cancelar para mim, porque por mais que eu use telefone, SAC às vezes é complicado.

Ele pegou o telefone e discou para a central, que informou que pela agência não dava. O atendente explicou a situação e disseram para ligar no “atendimento para pessoas com dificuldade na audição e na fala”.

Eu disse a ele “essa linha requer um aparelho especial de TDD, eu não tenho esse objeto arcaico e obsoleto, não vai rolar, veja o que você pode fazer daqui.”

Ele na maior boa vontade (sem sarcasmo), ligou de volta para a central e após 20 minutos de conversa ele me disse: “Diéfani, eu fiz o que estava ao meu alcance, eles disseram que não dá mesmo mas eles falaram para você ir até o aeroporto de Ribeirão Preto, que lá eles tem esse tipo de aparelho”.

Eu juro que não a informação foi um soco tão bem dado na minha cara, que eu agradeci e sai.

Um detalhezinho, eu não estava em uma agência em Ribeirão Preto, estava em uma agência na minha cidade natal, Pontal.

Só para deixar claro, Pontal é perto de Ribeirão e eu tinha ido à Pontal, somente pra encerrar a conta, pois em Ribeirão disseram que precisava ser na mesma agência em que abri a conta.

Houve tantos horrores na minha mente naquele momento que só me resta compartilhar.

Primeiramente, para saberem onde há um local com aparelho TDD, é porque esse problema é recorrente.

Segundo que uma pessoa ter que se deslocar da sua cidade para outra, apenas para usar um aparelho e cancelar um cartão de crédito, é inaceitável.

Se eu não tivesse carro, teria que pegar um ônibus e depois um taxi até o aeroporto ou vários ônibus até lá (não conheço as linhas, não sei). E mesmo com carro, gasolina e pedágio não são grátis.

Não cancelei naquele momento e daquela forma, porque por mais que fosse “fácil” eu ir até o aeroporto, é inadmissível que me sugiram esse tipo de coisa.

Não é o cliente que precisa se adaptar ao que a empresa quer, mas sim a empresa se adaptar ao que o cliente precisa e tem disponível.

Os aparelhos TDD foram muito usados até meados dos anos 2000 mas caiu em desuso com o surgimento de novas tecnologias.

Enquanto aqui no Brasil criam linhas de atendimento via TDD, lá fora basta você ter um smartphone e o aplicativo da empresa e pronto, problema resolvido.

Então fica a dica, comecem a utilizar sistemas de chat, atendimento via aplicativos e tenho certeza que não haverá problemas, todo mundo vai sair satisfeito.

TDD é uma tecnologia obsoleta e extremamente cara. Um aparelho TDD para usar em casa, custa em média R$ 1200,00.

Não tem razões para continuarem a usar. Para terem ideia, o TDD é o Motorola Startac das tecnologias assistivas.

É muito mais barato e fácil atendimento de SAC por chat, Facebook ou qualquer ou meio de comunicação online que todos tem acesso.

Parem, apenas PAREM!


Deixe seu comentário