4 de agosto de 2012

Acessibilidade Pelo Mundo

Acessibilidade Deficiência Auditiva Deficiencia Fisica Deficiencia Intelectual Deficiencia Visual Variadas Viagens
Por Diéfani Favareto Piovezan

Eu estava no Facebook, quando vi no perfil de uma amiga, a Karla Lima, uma placa de assentos especiais no aeroporto de Paris com a seguinte pergunta: O que quer dizer o simbolo no canto inferior à esquerda?

A placa em questão era essa

 

Bom, como eu tenho amigos com deficiências variadas e muitos deles adoram viajar, fui perguntar no meu perfil se alguém sabia, surgiram várias especulações até eu encontrar o significado correto no Desculpe Não Ouvi, da Lak Lobato. E foi a Sô Ramirez do SULP quem encontrou a informação na época e repassou, mais tarde a Lak fez um post sobre o simbolo e como post dela foi feito em 2011, eu vou repassar a informação encontrada no DNO, para cá.

 

“Symbole d’accueil, accompagnement et accessibilité :
Símbolo de recepção, acompanhamento e acessibilidade:

Ils sont utilisés pour indiquer les lieux ne présentant pas d’obstacles, où les personnes en fauteuil roulant peuvent se déplacer sans avoir besoin d’assistance, les services et aménagements destinés aux personnes déficientes auditives, aux personnes handicapées visuelles.
São usados para indicar que o local não têm obstáculos, em que as pessoas de cadeiras de rodas podem se mover sem necessidade de ajuda, os serviços e facilidades para pessoas deficientes auditivas, visuais.”

Mas, na verdade, essa explicação se referia à junção dos 4 símbolos, tal como na foto que coloquei, que são usados sempre nesse conjunto.

Quem forneceu a resposta completa sobre o significado do tal desenho foi Giseli Ramos, autora do blog CyberGi, que também é usuária do Implante Coclear:

“O símbolo representa acessibilidade às pessoas com deficiência mental. Significa apoio, acolhimento e local acessivel às pessoas com essa deficiência, através de gestos como usar frases simples e dar tempo para que eles posssam responder e entender, de forma que possam usufruir os mesmos serviços que todo mundo.”

Quem quiser ler a explicação completa em francês (ou simplesmente copiar o link e jogar no google translate): http://www.brivemag.fr/?p=7027

 

O para o link completo e original do post é só clicar aqui  e os créditos como eu disse, são da Lak Lobato, só quis dar uma atualizada, porque nem ela e nem a Sô lembravam mais rs.

 

Beijos a todos 🙂

 

3 Comentários

  1. É a gente pesquisa tanta coisa que acaba esquecendo mesmo, afinal trocamos figurinhas há alguns anos, nos grupos do Yahoo, Orkut e agora no no Face e Twitter. Mas as informações trocadas na rede muitas vezes se perdem no maremoto de mensagens. E nos blogs a coisa fica mais fácil de ser consultada, fica uma memória do que sabemos e nem lembramos que sabemos. Valeu Di.
    Uma dica sobre o pictograma é o S3A para procurar nas imagens do titio Google! Beijão.

  2. Un autre symbole s’installe progressivement : c’est celui créé par l’Unapei pour permettre aux personnes handicapées mentales de repérer facilement les lieux qui leur proposent un accueil, un accompagnement et des prestations adaptés. L’apposition du pictogramme S3A est aussi pour elles un « médiateur », utile pour être rassuré et pour oser s’exprimer.
    Issu d’une collaboration avec l’Association française de normalisation (AFNOR) et un ensemble de partenaires, le pictogramme « S3A » a été normalisé en mai 2000. Il est destiné à être apposé sur des guichets, des lieux de passage, des produits ou des documents rendus accessibles aux personnes handicapées mentales.
    há 7 minutos · Curtir

    Achei outra definição esta mais precisa sobre essa imagem dos dois rostos. O pigtograma S3A esse das duas carinhas, é para ajudar as pessoas com deficiência mental (hoje de diz defici|ência intelectual) Foi criado para mostras a essas pessoas que o lugar as acolhe, tem quem os acompanhe e que há ajuda específica. Serve para que identifique que o lugar os acolherá bem. O que apareceu na tradução anterior, postada na página da Di e traduzida por mim se refere ao conjunto dos 4 pictogramas. A confusão não é nossa é que um site definia o conjunto dos pictogramas e agora esse site especifica o signifado desse imagem específica.

  3. O site onde está a definição de que o pictograma se refere deficientes intelectuais é
    http://www.unapei.org/Le-pictogramme-S3A-symbole-d.html

Deixe seu comentário