19 de Março de 2018

A Invisibilidade da Surdez

AASI Acessibilidade Aparelhos Auditivos Como agir Deficiência Auditiva Deficiencia Fisica Deficiencia Intelectual Deficiência Motora Deficiencia Visual Informações LIBRAS Língua Portuguesa Oralização Outros Pessoas com Deficiencia
Por Diéfani Favareto Piovezan

Quando a pessoa possui uma deficiência física ela geralmente é facilmente identificada. Cadeiras de rodas, muletas, pernas mecânicas, bengalas, falta de membros, dificuldade na locomoção e outros.

Se a deficiência é visual, ela também pode ser identificada de várias formas, bengalas, cães guia, o fato da pessoa não focar olhar, algumas não possuem o globo ocular ou tem olhos esbranquiçados, as formas de notar são diversas e quase nunca passam despercebidas.

A deficiência é intelectiva? Certamente há inúmeras formas de que isso seja notado dependendo do tipo e grau. Sindrome de down e microcefalia são facilmente percebidos, autistas geralmente tem alguns tiques e manias e a lista se estende. Num geral, é notável.
E quando a deficiência é auditiva? Se a pessoa for usuária de LIBRAS e estiver em algum momento se comunicando com alguém, ai é fácil de saber mas e quando a pessoa está lá parada sem fazer nada ou é oralizada?

Continue Lendo

7 de Março de 2018

Sorteio – A Volta dos Que Não Foram

AASI Acessibilidade Aplicativos Concursos Deficiência Auditiva Deficiencia Fisica Deficiencia Intelectual Deficiência Motora Deficiencia Visual Educação Humor Implante Coclear Informações Jogos LIBRAS Língua Portuguesa Oralização Outros Pessoas com Deficiencia Sorteio Tecnologia Terapia de Fala Treino Auditivo
Por Diéfani Favareto Piovezan

Eu prometi que em 2018 voltaria com o blog e que teria novidades, então clica na imagem do sorteio logo abaixo do Regulamento para ser redirecionado para a Página do Igualmente Diferentes No Facebook e se inscrever para concorrer a 3 livros da Lak Lobato. Clica no link do sorteio, depois em “Quero Participar” e pronto, você já está concorrendo.

Regulamento

1) Datas do Sorteio

– A data de início da para as inscrições será dia 03 de março de 2018

– A data de encerramento do prazo de inscrição será dia 29 de março de 2018

– O sorteio será realizado no dia 30 de março de 2018

2) Premiação

Serão sorteados:

01 (um) livro “Desculpe, Não Ouvi” (último exemplar disponível).

02 (dois) livros “E Não é Que Eu Ouvi?”.

Será um livro por pessoa, totalizando 3 (três) pessoas sorteadas.

Todos os livros terão dedicatória da autora, Lak Lobato do Desculpe Não Ouvi!

3) O que fazer para participar?

– Ter um perfil no Facebook para curtir e compartilhar a página do Igualmente Diferentes

4) Como cumprir as etapas

-Entre no seu Facebook, procure a página do Igualmente Diferentes e clique no botão “curtir” localizado no topo da página;

-Em seguida, clique no botão “compartilhar”, no canto inferior esquerdo da página;

– Caso o faça, você estará de acordo com o presente regulamento

– Clique no link do sorteio (imagem abaixo)

– Clique em “Quero Participar”

5) Sorteio

– O sorteio se dará por escolha aleatória no banco de dados dos cadastrados na

promoção através do aplicativo Sorteie.Me

– Será enviada uma mensagem via Facebook aos vencedores e os nomes serão divulgados na página

– Os prêmios serão enviados pelo correio;

– Os sorteados terão um prazo de 3 dias para enviar seu endereço, caso contrário o sorteio será anulado e realizado outra vez entre os participantes, seguindo o mesmo regulamento.

 

2 de Março de 2018

Quando a Opinião Alheia nos Fere

Acessibilidade Como agir Deficiência Auditiva Deficiencia Fisica Deficiencia Intelectual Deficiência Motora Deficiencia Visual Educação Implante Coclear Informações LIBRAS Língua Portuguesa Outros Pessoas com Deficiencia
Por Diéfani Favareto Piovezan

Vivemos em sociedade e lidamos com pessoas diariamente. Mesmo uma pessoa que sai raramente de casa é obrigada a lidar com pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente e isso por si só não é uma tarefa fácil mas se torna especialmente difícil quando fazemos parte das minorias.
Dentro dessas minorias estão as pessoas com deficiência. Ter uma deficiência já acarreta algumas coisas vindo da sociedade como visão pessimista, pena, nojo. A maioria das pessoas acham que o modelo de pessoa com deficiência é alguém que se assemelha ao monstro do pântano. Continue Lendo

8 de junho de 2015

Primeiro Herói

Acessibilidade Aplicativos Deficiência Motora Educação Informações Jogos Língua Portuguesa Pessoas com Deficiencia Tecnologia Variadas
Por Diéfani Favareto Piovezan

Hoje o assunto do blog é um pouco diferente mas não foge tanto da temática e já já vocês entenderão o motivo.

Há algum tempo profissionais tem discutido o efeito da tecnologia na vida de nossas crianças, não somente isso mas também o fato de que embora auxilie em diversas áreas da vida dos pequenos, ele os afasta da vida familiar. Foi pensando nisso que a Educacross, empresa de Ribeirão Preto especializada em jogos educacionais, lançou o aplicativo Primeiro Herói. Ele visa não somente entreter crianças e ajuda-las com questões educativas mas também aproxima-la dos pais.

03

De acordo com o desempenho a criança ganha 1, 2 ou 3 estrelas em casa fase.

40

Números por extenso

 

O aplicativo é um jogo de várias etapas. Cada etapa tem 8 fases com desafios de lógica matemática. A cada etapa conquistada, o jogador ganha um acessório que irá auxiliar o seu herói. Os acessórios são diversos como capas, máscaras. Esses acessórios serão liberados pelos pais. Cada vez que a criança termina uma etapa, o pai ou a mãe recebe um e-mail que além do desempenho do seu Mini-Herói e liberação do novo acessório, irá sugerir atividades a serem realizadas no mundo real como por exemplo “Combine com seu mini-herói um sinal de cumprimento só de vocês” ou “Vamos contar uma história? Conte ao seu mini-herói a história do dia do nascimento dele”.

11

Mini-heroína e seus super acessórios.

1

Tela com o desempenho da criança

A empresa foi um pouco além e pensou também nos pequenos heróis que possuem deficiência motora. Continue Lendo