22 de fevereiro de 2012

O Preço do Implante Coclear

Acessibilidade Deficiência Auditiva Implante Coclear Oralização Treino Auditivo Variadas
Por Diéfani Favareto Piovezan

Todos que lêem meu blog sabem que pra mim o IC é indispensável e que ouvir pra mim, é tudo. Até mesmo o som mais irritante do mundo, acaba se tornando música…é só depois de implantada e ter redescoberto tantos sons que eu posso entender a frase “Todo som é música” usada pelo pessoal do Fórum do Implante Coclear.

Mas claro, que nem tudo são flores e nem tudo é perfeito. O meu implamte tem garantia de 3 anos para processador e antena (acabei de cofirmar por email isso) e os fios, bateria DACAPO e outros componentes, tem garantia de 3 meses. Acontece, que eu tenho cabelo comprido, passo o dia todo com o IC por baixo das madeixas e quando vou tirar, tem kilos de cabelo enroscado no fio. Por mais que eu tome cuidado, acabo mexendo mais do que deveria no fio, conclusão? Quebrou, ainda bem que vem com um reserva, mas também preciso de outro pra deixar reservado, então aproveitei que estava em São Paulo e fui  na Phonak/MED-EL para encomendar um.

GENTE quando ela me falou o valor daquela bostinha, eu quase cai pra trás, 247 reais, ai ela disse “Mas associados da ADAP tem desconto, então vamos checar com a ADAP e se você estiver registrada, vai sair uns 195 reais.” Ok ela encomendou, vai chegar na sexta-feira. Me peguei pensando que o valor de um cabo da Cochlear deve ser o dobro, porque os implantes da Cochlear é tudo mais caro.

Fui então entrar em contato com a Phonak e perguntar sobre garantia estendida e seguro (caso de roubos, pq isso a ADAP deixa claro no contrato que não cobre), por hora a única informação recebida é de que a garantia estendida fica por conta da ADAP mesmo, mas ela ainda não me respondeu sobre o seguro. Se não tiver, fodeu, porque o valor da parte externa sozinha é de 30 mil reais, precisaria cuspir dinheiro pra isso. É o valor de um carro.

Fico aqui pensando, eu tenho sorte de ter uma família que pode bancar, porque sinceramente, se precisar pagar a parte externa em caso de furto, o pessoal aqui se vira nos 30 pra pagar, junta a família toda e paga, mas e pessoas que não tem condições? Quebra um cabo, a vida útil das baterias recarregáveis termina, o compartimento de pilha quebra, o implante é furtado ou perdido, como essas pessoas vão bancar isso se não tiver condições de pagar um seguro, uma garantia estendida, entre outras coisas?

Infelizmente, por mais maravilhoso que seja o IC, ainda não acredito que seja uma tecnologia acessível a todos os surdos de todas as classes sociais. Infelizmente, se você não tiver um pouquinho de grana no bolso, é melhor nem arriscar. Sintam-se livres para discordar, mas é triste que uma tecnologia tão maravilhosa, não possa ser financeiramente acessível para todos.

 

Beijos a todos 🙂

 

Ps: Só pra deixar avisado, como muita gente me pergunta e tem duvidas sobre como eu fiz pra aprender inglês sendo surda, meu proximo post será sobre isso.

36 Comentários

  1. Letícia Lins22.02.2012Responder

    É interessante falar sobre esse assunto e penso que alguém que não tem condição de comprar as pilhas, fios e etc.
    Seria bom se comprasse no exterior porque o imposto aqui no nosso país, Brasil, é completamente absurdo…

  2. Nana22.02.2012Responder

    É, Didi. Caí pra trás também quando tu me disse o preço… E para fazer com que o SUS banque a manutenção? Ê, Brasil-sil-sil.

  3. Nana22.02.2012Responder

    ops, me disse não, eu quis dizer quando eu vi que tu contou no FB. Eu não quero nem imaginar qual é o preço do fio da Cochlear.

  4. greize29.02.2012Responder

    Amei muito desse seu post, claro e preciso, e realistico, pq sempre falam da cirurgia, recuperação.Mas esquecemos da manutenção caso precise.Ai é outra batalha que os implantados precisam travar.A filha da minha prima é implantada, mas paga tipo um plano sou seguro.Vou repassar o blog para ela.
    Bjo

  5. charliene06.03.2012Responder

    adorei seu comentario.
    inclusive foi muito util pra mim,pois
    tenho um filho de apenas 2 anos que usa aparelho auditivos (ponark),e vivemos com apenas um salario minimo.
    me falaram do implante que me parece ser maravilhoso,mas estsva procurando saber das condiçoes se cabiao no meu bolso.
    sei que a audicao para ele tambem nao tem preço mas acho que nao da para arricar ne?
    deixe mais comentarios viu?
    bjos

  6. Virginia16.10.2012Responder

    É, imagina que minha mãe está numa depressão profunda por causa da surdez, e não temos o dinheiro para fazer o implante…

  7. RMB16.01.2013Responder

    Legal o post, encontrei por acaso rsrs.

    Esse implante é acessivel a todos, mas tem de ter uma briguinha judicial para se conseguir isso, e vai paciência.

    Vamos por partes:

    1 – Consiga laudos médicos comprovando tal problema, precisa constar nesse laudo que o paciente é totalmente surdo e que voltará a ouvir com esse implante.

    2 – Dirija-se a defensoria pública para que seja feita uma petição ao juíz federal solicitando a determinação da tutela antecipada (liminar) para que o SUS/MS providêncie a compra e a importação do aparelho.

    Com isso é só esperar e seguir o andamento do processo.

    Boa sorte a todos que iniciar o processo, eu tive de entrar com um processo parecido para conseguir fazer exames para descobrir do porque de minha perda de visão e das dores de cabeça que sinto 24h por dia, com isso descobri que tenho um angioma no cérebro, mas está tudo bem, ele está quietinho e não evolui a vários anos, GRAÇAS A DEUS.

    Fica a orientação, pois acredito que toda informação verídica e que possa ajudar o próximo deva ser repassada.

    • Sabemos que planos de saude e SUS dão o IC,
      eu mesma sou implantada bilateralmente, o que sai caro é manter. As pilhas recarregaveis quando a vida util acaba, as pilhas de botão
      cabos que precisam ser substituidos e custam caros e outros eventuais danos que custam um bom dinheiro.

      Abraços

  8. Lydianna Agostinho11.03.2013Responder

    Sou implantada,há cinco anos fiz o ic do lado direito,os ganhos foram excelentes o que me deu coragem pra fazer o ic do lado esquerdo,o primeiro fiz pelo sus,considero que foi até rápido ,pq fiz acompanhamento de um ano(só pra eles terem certeza que era irreversível)e quando retornei,questão de 2 meses já tinha feito a cirurgia,o ic do lado esquerdo,foi pelo plano,graças a Deus o plano autorizou em três dias,a questão da manutenção pago a adap,custa 70,00 todo mês(mensalidade) e a cada 3 meses tem que pagar 25,00(associação)quando quebrou enviei para adap e eles mandaram concertar,se não fosse isto não teria como pagar,pq o concerto ficou em 3,500,mas sou muito feliz em poder escutar de novo,e com certeza faria tudo novamente.

  9. Bruna12.03.2013Responder

    Sou implantada. E faz uns 9 anos que eu não uso, mas por motivos pessoais. E a uns minutos atrás liguei na clinica para saber quanto custava a consulta para fazer um novo mapeamento por que quero voltar a usar, dar segunda chance. E quando soube o valor da consulta, quis me matar hehe. É tudo absurdamente caro.

    Você tem o Skype ou Facebook? Me procura lá “Bruna Beazin” no Face e no Skype bruna_beazin

    Vai ser legal conversar com alguém implantada 🙂

    Muito bom o seu post viu? Beijo

  10. Ionara24.05.2013Responder

    Oi,meu filho se chama Pedro Lucas ele tem 6 anos e e´implantado,no momento o processado de fala esta em SP na Politec em concerto,e isso mim custou 382,00,sou agente de saude e ganho um salario minimo por mes,mim agustia muito,ele ficar sem ouvir eu daria mim vida pra meu filho ouvir normal sem implate,so Deus pra fazer esse milagre.obg abraços…

  11. Zuleica13.06.2013Responder

    Meu neto tem 4 anos fez a cirurgia no ano passado nom mes de maio dia 8 fez um ano acabando a garantia qdo. no dia 26 de maio a bateria danificou s/ conserto custa 1.000,00 o aparelho foi danificado p/ conserto $550.00 dolares para seguro por um ano $960,00 dolares incluindo perda e roubo em valores 2.000,00 so para comecar …

  12. Sandra Gomes16.08.2013Responder

    Concordo plenamente com vc. Tenho um filho de 3 anos implantado( da cochlea), lindo, maravilhoso, mas não é nada fácil. A manutenção é caríssima, um cabinho da antena 400 reais, bateria recarregável 1.043,00 e por ai afora, enquanto que lá fora essa mesma bateria é em torno de 80 dólares. Absurdo!!!!!!!!! E pra piorar o pessoal da politec não ajuda nem um pouco. O governador disse que vai isentar de icms, o que cairia um pouco o preço… a “politec” mais específico, Alexandre, nem responde aos emails que mandamos. “Uma benção”!!! Como vc disse, a gente se vira nos trinta pra manter. Família ajudando, dando bateria de presente de aniversário, natal, dia das crianças e assim vamos levando…
    Um abraço e Deus abençoe!

  13. Carlos22.09.2013Responder

    Essa história de furtar ou roubar a parte externa do aparelho não faz sentido, pelo que sei cada parte externa é configurada para trabalhar com a parte interna e apenas para quem foi configurado, então não adianta um sujeito furtar uma peça dessa se não vai servir pra nada,já que só serve para quem foi destinado.

    Ou seja, nas mãos de outra pessoa esse aparelho que conforme a Diefane, falou custa 30 mil reais (e na minha opinião não deveria ficar alardeando preço disso justamente pra evitar que algum idiota cresça o olho e ache que furtar algo assim é bom negócio)quando na realidade não vale nada.

    Diafane, antes de blogar algo que possa incentivar cobiça, pense bem, tem muito burro nesse planeta que ficam vasculhando a internet em busca de algo que possa tirar lucro. Falar em valores de objetos sem mencionar que só tem valor para quem usa, é criar possibilidade para qualquer implantado seja vítima de um imbecil que entendeu apenas a cifra de 30 mil reai. Cuidado!

    • Cara, na boa…que drama. O preço do IC é só pesquisar online que qualquer um acha. Eu achei em sites, não foi alguém que me disse.
      Sem contar que IC não é tão visivel.
      Mas pode sim ser roubado e ter suas peças (antena, cabo, componentes internos do processador de fala) revendidos. É igual carro. Vendem tudo e se desfazem da parte com o numero de serie. E isso também ta na internet, googla isso que você acha mil paginas antes da minha.

  14. Gisele02.10.2013Responder

    Fiz meu IC na santa casa em abril de 2012…Quase caí pra trás quando a Sônia, fono que me acompanha lá falou o preço do aparelho, 55 mil reais…Tô nessa tbm e tive paralisia facial…Hoje quase
    um ano e meio implantada e a paralisia não melhorou continuo minha vida…O bom da história é que voltei a ouvir depois de 10 anos surda bjs

  15. carlos henrique04.10.2013Responder

    Eu tenho uma amiga custo 100 mil reais
    Isto é muito absurdo mesmo
    Mas ela conseguiu ouvir tudo sim
    … se tiver rico vou fazer mesmo rs

  16. carlos henrique04.10.2013Responder

    Mas eu tenho coragem . Mas tenho medo pq sabe se apreender .. tenham cuidado .
    Eu conseguir do sus … mas to pensando ainda mesmo rs

  17. Ola sou jorge ,, sou implantado´a uns 4 ,anos e meio ,, mas estes dias perdi meu aparelho parte externa ,,como fazer para conseguir outro alguém pode me dar uma dica uma esperança pois estou desesperado não conseguirei mais viver sem o implante ,,, obrigado desde já fique na paz de Deus ,,abraços,,,,,,

  18. Jurandir Machado da Cunha21.10.2013Responder

    Pessoal estou com um grande problema, comprei em 27/08/13 um lote de 120 baterias na Microbattery e até hoje dia 21/10/13 não recebi, meu pedido segundo a Microbattery foi postado em 28/08/13. tenho prucurado baterias aqui em São Paulo, mas está 36 reais cartela com 6 und. quem souber de algum lugar aqui em SãoPaulo mais em conta por favor me avise meu e-mail: jmwedje@hotmail, obrigado.

  19. Helenyf onseca dias07.11.2013Responder

    Fiz implante cloclear dia 2 de setembro de 2013,fui ligada no dia 24 do mesmo mês, estou escutando, já falo ao telefonequase normal,gostei de ficar sabendo sobre o absurdo dos preços das peças e tb que pode haver roubo, vou me prevenir, gostaria de fazer o seguro do aparelho, se puderem me imformar uma seguradora ficarei grata.agora vou batalhar para ver se consigofazer do outro ouvido através do meu convênio, agradeço as informaçoes, foi muito útil os esclarecimentos.

  20. luis25.03.2014Responder

    ola eu ainda estou a precura dum inplante porque aque em angola num tem ,tem ai alguem que me ajuda achar pra mi compra!abraços

    • Luis,

      Eu só saberia dizer como funciona no Brasil e Portugal. Procure no facebook algum grupo de Implante Coclear Portugal e veja se consegue informações de como fundiona na Angola.

  21. ELIANE23.05.2014Responder

    MINHA FILHA TBM É IMPLANTADA, MAIS Q ABSURDO O VALOR DESSE APARELHO TEMOS Q COBRAR DOS NOSSO GOVERNO P/ Q SEJA COBRADO MENOS IMPOSTOS.UM APARELHO CELULAR DE UMA TECNOLOGIA AVANÇADA DE 1500,00 E UM APARELHO DE IMPLANTE 30,000.

  22. adriana, mãe de Gabriel25.05.2014Responder

    Meu amado filho, mordeu novamente o cabo do implante, e agora. Não tenho de onde tirar o dinheiro, mas tenho que me virar os R$30.000,00, pois com o implante ele fica mais calmo, e consegue ouvir bem, o amado só falta falar pois ouvindo ele esta, mas sem o aparelho tudo voltou a ser surdo, em mundo mudo, necessito urgente deste aparelho, pois ele o ajuda a ouvir e eu sei que deus ja esta o ajudando a conseguir a falar as primeiras palavras. Eu ainda não compreendi nenhuma mas tenho certeza que elas estão querendo sair. O aparelho já saiu da garantia faz um bom tempo. Me ajudem, obrigado. Pode liberar o meu Email. Mãe, Adriana.

  23. Carlos Paczek29.08.2014Responder

    Sou implanta a mais de 20 anos, estou no 3º aparelho, os dois primeiros eram mais antigos e a manutenção
    dos fios e bateria era bem mais baratas,de 3 anos pra ca uso um nucleus bem mais moderno, ótimo aparelho mas a manutenção é muito cara a bateria recarregavel sai mais de 900,00, estragou a parte digital de de troca de programas, não possso arrumar pq sai mais de 3.000,00. Estou em um beco sem saida.

    • Carlos,
      A garantia já terminou? Existe a garantia estendida da Cochlear, é só falar com o pessoal da Politec. Não é barato e paga anualmente, mas é bem menos do que os 3 mil de UM problemas só pra consertar. Se você for associado da ADAP a Politec costuma dar descontos.

  24. sheila01.10.2015Responder

    preciso de uma bateria recarregavél pois nao tenho condiçoes de pagar 1700 em uma me ajude quem poder

  25. simone16.02.2016Responder

    Gostaria de saber como recorrer ao SUS para consertar um aparelho…. tenho uma aluninha de 8 anos e ela é implantada desde os 3 anos… seu aparelho está quebrado e a sua família não em condições financeiras de arrumar… Alguém pode me indicar onde procurar ajuda . Obrigada

    • Simone, essa portaria do SUS já entrou em vigor mas os centros de implante coclear precisam realizar o recadastro e ter o recadastro aprovado para que seus usuários possam aproveitar o benefício.

  26. LUCIANO MARINHO01.03.2016Responder

    Olá,

    Estou procurando seu post sobre aprender inglês e não encontro. Pode me direcionar por favor.

  27. Juçara Oberziner30.06.2016Responder

    Ola… Meu filho é usuário de IC, mas tbm vive quebrando e oxidando as peças, é horrível. Tbm ouvi dessa portaria, gostaria de saber mais sobre.a dono do Centrinho falou algo de ter que entrar com uma ação judicial, é isso mesmo??

Deixe seu comentário