2 de Abril de 2018

O que o Implante Coclear pode trazer de bom?

AASI Acessibilidade Deficiência Auditiva Implante Coclear Informações Língua Portuguesa Oralização Pessoas com Deficiencia Tecnologia Terapia de Fala Treino Auditivo
Por Diéfani Favareto Piovezan

Para quem é implantado há algum tempo, escreve sobre o assunto, é comum ser abordado por candidatos temerosos e esperançosos. As perguntas vão das mais simples até as mais complexas.

Às vezes somos atingidos por algumas que trazem reflexão até mesmo aos usuários mais antigos.

“Se eu fizer o implante coclear, o que ele trará de bom?”

A resposta deveria ser simples e estar na ponta da língua. Sons. O problema é que não é apenas isso, ele vai trazer muito mais do que sons.

Uma pessoa ao fazer o IC, passará a ser parte de uma família e uma comunidade enorme. Então vamos lá.

O Implante Coclear trará novas pessoas para sua vida, desde equipe multidisciplinar dos centros de implantes até usuários de outros países. Somos uma família, somos uma comunidade e somos muitos.

Você terá novas experiências, descobrirá coisas novas. Aprender a ouvir não é uma tarefa fácil mas é simplesmente mágica.

A sensação de ouvir a chuva, o vento, pássaros, músicas, todos aqueles sons que você nunca ouviu ou havia perdido, ouvidos pela primeira vez através dessa maravilhosa tecnologia.

Vai descobrir o prazer de poder ficar sem ouvir quando quiser. Enquanto almas presas em um corpo surdo, achamos extremamente difícil conseguir ficar sempre no silêncio, mas com a possibilidade de ouvir, aprende-se que o silêncio pode ser bom.

Sabe aquele dia que você tá de mau humor? Aquele vizinho barulhento? Aquele cachorro que não para de latir? Aquela música alta demais numa festa? Você pode se desligar de tudo isso com a certeza de que depois poderá ouvir novamente.

Sua vida social se ampliará. Você fará novos amigos como eu citei acima, isso é um fato. Você também vai passar a se preocupar menos sobre os lugares que frequenta, pois com o IC ficará mais fácil participar de conversas em grupo.

As oportunidades serão mais amplas, se antes as pessoas viam limitações em você, agora você poderá provar que é capaz, porque acreditem ou não, as pessoas do meio acadêmico e profissional, se sentirão menos intimidadas ao lidar com você.

Por fim, o IC te trará uma vida plena, com uma infinidade de sons, um mundo inteiro a ser ouvido, te trará independencia e liberdade.

Beijos a todos.

Deixe seu comentário