10 de abril de 2018

A Inutilidade do Telefone TDD ou TTY

Acessibilidade Deficiência Auditiva Informações Outros Pessoas com Deficiencia Tecnologia
Por Diéfani Favareto Piovezan

Recentemente tive um problema deveras chato no banco e por acreditar que o problema não seja apenas nesse banco, não citarei nomes. Fui fechar minha conta e perguntei sobre o cartão de crédito, me disseram “ele não é vinculado a conta, precisa ligar no SAC”.

Achei isso por si só, um absurdo, porque o cartão foi feito no momento da abertura da conta e eu só poderia te-lo se tivesse conta.

Além disso, a única forma de pagar conta era na agência ou pelo aplicativo, ao encerrar a conta, fiquei sem o aplicativo e lá vai outra correria para pagar, porque com a conta encerrada, a agência não emitia mais o boleto e não aceitava mais o pagamento.

Precisei esperar chegar uma carta do banco me cobrando e quanto, para poder ir à loterica pagar, que de acordo co a carta, era o único lugar onde poderia ser pago. Meu nome ficou um tempo no SERASA por causa dess palhaçada.

Voltando ao problema inicial, perguntei ao rapaz se ele poderia tentar cancelar para mim, porque por mais que eu use telefone, SAC às vezes é complicado.

Ele pegou o telefone e discou para a central, que informou que pela agência não dava. O atendente explicou a situação e disseram para ligar no “atendimento para pessoas com dificuldade na audição e na fala”.

Eu disse a ele “essa linha requer um aparelho especial de TDD, eu não tenho esse objeto arcaico e obsoleto, não vai rolar, veja o que você pode fazer daqui.”

Ele na maior boa vontade (sem sarcasmo), ligou de volta para a central e após 20 minutos de conversa ele me disse: “Diéfani, eu fiz o que estava ao meu alcance, eles disseram que não dá mesmo mas eles falaram para você ir até o aeroporto de Ribeirão Preto, que lá eles tem esse tipo de aparelho”.

Eu juro que não tive reação,  a informação foi um soco tão bem dado na minha cara, que eu agradeci e sai. Tava em choque.

Um detalhezinho, eu não estava em uma agência em Ribeirão Preto, estava em uma agência na minha cidade natal, Pontal.

Só para deixar claro, Pontal é perto de Ribeirão e eu tinha ido à Pontal, somente pra encerrar a conta, pois em Ribeirão disseram que precisava ser na mesma agência em que abri a conta.

Houve tantos horrores na minha mente naquele momento que só me resta compartilhar.

Primeiramente, para saberem onde há um local com aparelho TDD, é porque esse problema é recorrente.

Segundo que uma pessoa ter que se deslocar da sua cidade para outra, apenas para usar um aparelho e cancelar um cartão de crédito, é inaceitável.

Se eu não tivesse carro, teria que pegar um ônibus e depois um taxi até o aeroporto ou vários ônibus até lá (não conheço as linhas, não sei). E mesmo com carro, gasolina e pedágio não são grátis.

Não cancelei naquele momento e daquela forma, porque por mais que fosse “fácil” eu ir até o aeroporto, é inadmissível que me sugiram esse tipo de coisa.

Não é o cliente que precisa se adaptar ao que a empresa quer, mas sim a empresa se adaptar ao que o cliente precisa e tem disponível.

Os aparelhos TDD foram muito usados até meados dos anos 2000 mas caiu em desuso com o surgimento de novas tecnologias.

Enquanto aqui no Brasil criam linhas de atendimento via TDD, lá fora basta você ter um smartphone e o aplicativo da empresa e pronto, problema resolvido.

Então fica a dica, comecem a utilizar sistemas de chat, atendimento via aplicativos e tenho certeza que não haverá problemas, todo mundo vai sair satisfeito.

TDD é uma tecnologia obsoleta e extremamente cara. Um aparelho TDD para usar em casa, custa em média R$ 1200,00.

Não tem razões para continuarem a usar. Para terem ideia, o TDD é o Motorola Startac das tecnologias assistivas.

É muito mais barato e fácil atendimento de SAC por chat, Facebook ou qualquer ou meio de comunicação online que todos tem acesso.

Parem, apenas PAREM!


Deixe seu comentário