Emergência Médica e Implante Coclear – Quais as Opções?
Parafraseando o famoso Chapolin Colorado “calma, não criemos pânico”, não é preciso surtar com a possibilidade de estar em uma emergência e os médicos fazerem uma ressonância magnética em você ou usar bisturis elétricos.
Profissionais que realizam a ressonância sabem o que pode ou não fazer em usuários de IC. Na duvida, as areas onde o exame é realizado, deve ter uma sinalização de segurança.
Claro que nossa preocupação é acontecer algo e ficarmos desacordados, de forma que não possamos avisar a equipe. Nesses casos, existe diversas opções.
Nem todo mundo anda com a carteirinha de implantado para baixo e para cima, eu mesma não ando. Tem gente que nem sabe o que é.
Para ser sincera, eu nem sei onde está a minha. Sei que está guardada em alguma pasta de documentos mas não sei onde está. Então o que fazer?
Existe no mercado vários tipos de pulseiras, braceletes e colares com identificação médica que podem ser usados por quem tem um implante coclear.
Existem colares e pulseiras simples onde você pode mandar gravar informações e outros mais complexos que gravam os dados digitalmente em chips ou USB que estão acoplados.
Nessas pulseiras, pode-se colocar não somente sobre o IC mas também outras informações como alergias, tipo sanguíneo, contato de emergência, medicamentos que toma.
Aqui no Brasil as identificações médicas não são muito comuns, o mais normal é usar um cartão e carregar para baixo e para cima, mas no exterior é o método mais usado e com certeza é o mais seguro, até porque estará com o paciente o tempo todo.
Alguns braceletes vem com o combo de gravação escrita, gravação em chip e ainda um cartão onde você pode escrever o que precisa e colocar na carteira. É uma mão na roda, duradouro, fácil de usar e cheio de estilo.
Se você for um pouco mais corajoso e destemido, pode fazer como muitas pessoas e tatuar no pulso ou no tornozelo as suas informações médicas, no caso do IC “Implante Coclear, não realizar MRI ou usar bisturi elétrico”.
Existe ainda uma outra opção que não tem custo e pouco usada. Aplicativo de celular. Os aplicativos de Medical ID podem ser acessados atraves da tela de emergencia dos smartphones e exibem dados pessoais, condições médicas, peso, altura, tipo sanguineo, contatos de emergência e muitas outras coisas.
Para quem usa iOS (iPhone), o Medical ID vem integrado ao app Health (Saúde), que vem de fábrica no celular.
Para usuários Android, o sistema operacional possui um app similar ao do iOS mas está disponivel somente a partir do Android N. Quem não tiver Android N ou posterior ou mesmo quem tem mas quer algo mais completo e prático, tem também um app que chama Medical ID para baixar e até a interface é similar a do iPhone.
Espero que as dicas tenham ajudado.
Beijos a todos