16 de Abril de 2018

Escolhendo a Marca do Implante Coclear

AASI Acessibilidade Aparelhos Auditivos Deficiência Auditiva Implante Coclear Informações Oralização Pessoas com Deficiencia Tecnologia
Por Diéfani Favareto Piovezan

Ultimamente tenho notado que em em todos os fóruns e grupos de implante coclear que faço parte, sejam brasileiros ou não, está se tornando cada vez maior a dúvida sobre como escolher a marca do Implante Coclear.

Consequentemente muita gente pede minha opinião porque encontrou algum texto meu por ai ou por indicação de alguém e começa uma verdadeira saga para ajudar o futuro implantado.

Meus conselhos aqui não são de nenhuma forma diferentes do que dou diretamente para essas pessoas e eu não vou citar nomes de marcas ou características especificas de uma marca ou outra, estou dando exemplos.

Diferenças Técnicas

Antes de mais nada, pergunte ao seu médico as diferenças técnicas entre um e outro, é importante pesquisar depois, mas a opinião da equipe é de extrema importância, especialmente porque se o médico ofereceu aquelas marcas, é por algum motivo, procure saber quais são.

Quais suas Expectativas e Desejos?

Depois de saber as diferenças entre cada marca que o médico indicou para o seu caso, é hora de pensar, além do resultado que no fundo todos os implantados esperam, o que mais você quer e precisa? Quais as consequências de escolher uma marca em vez da outra? O que os usuários de cada marca dizem? Continue Lendo

10 de Abril de 2018

A Inutilidade do Telefone TDD ou TTY

Acessibilidade Deficiência Auditiva Informações Outros Pessoas com Deficiencia Tecnologia
Por Diéfani Favareto Piovezan

Recentemente tive um problema deveras chato no banco e por acreditar que o problema não seja apenas nesse banco, não citarei nomes. Fui fechar minha conta e perguntei sobre o cartão de crédito, me disseram “ele não é vinculado a conta, precisa ligar no SAC”.

Achei isso por si só, um absurdo, porque o cartã foi feito no momento da abertura da conta e eu só poderia te-lo se tivesse conta.

Além disso, a única forma de pagar conta era na agência ou pelo aplicativo, ao encerrar a conta, fiquei sem o aplicativo e lá vai outra correria para pagar.

Voltando ao problema inicial, perguntei ao rapaz se ele poderia tentar cancelar para mim, porque por mais que eu use telefone, SAC às vezes é complicado.

Continue Lendo

2 de Abril de 2018

O que o Implante Coclear pode trazer de bom?

AASI Acessibilidade Deficiência Auditiva Implante Coclear Informações Língua Portuguesa Oralização Pessoas com Deficiencia Tecnologia Terapia de Fala Treino Auditivo
Por Diéfani Favareto Piovezan

Para quem é implantado há algum tempo, escreve sobre o assunto, é comum ser abordado por candidatos temerosos e esperançosos. As perguntas vão das mais simples até as mais complexas.

Às vezes somos atingidos por algumas que trazem reflexão até mesmo aos usuários mais antigos.

“Se eu fizer o implante coclear, o que ele trará de bom?”

A resposta deveria ser simples e estar na ponta da língua. Sons. O problema é que não é apenas isso, ele vai trazer muito mais do que sons.

Uma pessoa ao fazer o IC, passará a ser parte de uma família e uma comunidade enorme. Então vamos lá.

O Implante Coclear trará novas pessoas para sua vida, desde equipe multidisciplinar dos centros de implantes até usuários de outros países. Somos uma família, somos uma comunidade e somos muitos.

Você terá novas experiências, descobrirá coisas novas. Aprender a ouvir não é uma tarefa fácil mas é simplesmente mágica.

A sensação de ouvir a chuva, o vento, pássaros, músicas, todos aqueles sons que você nunca ouviu ou havia perdido, ouvidos pela primeira vez através dessa maravilhosa tecnologia. Continue Lendo

26 de Março de 2018

Despertadores para Deficientes Auditivos

AASI Acessibilidade Aparelhos Auditivos Aplicativos Deficiência Auditiva Informações LIBRAS Língua Portuguesa Oralização Outros Pessoas com Deficiencia Tecnologia Treino Auditivo
Por Diéfani Favareto Piovezan

Desde que entrei para a turma “blogueira de surdez”, venho sendo constantemente perguntada sobre despertadores para deficientes auditivos, então vou falar um pouco sobre eles.
O primeiro modelo que comprei, era pequeno, portátil, funcionava com pilha e podia ser colocado no pulso. É um bom despertador para quem não tem sono pesado, pois a vibração dele é bem leve.

Continue Lendo

1 2 3 4 9